segunda-feira, 22 de março de 2010

Mixed Senses




A Marta Cruz Lemos encontra-se a concluir o mestrado em Design de Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Está a realizar a sua tese de mestrado sob o tema Mixed Senses: Sinestesia como base criativa no Design de Moda.
Este projecto de investigação pretende explorar o fenómeno da sinestesia como base criativa na área do Design de Moda. Tenciona-se perceber se as percepções sinestésicas resultantes deste fenómeno fornecem dados suficientes para serem a única base de inspiração na concepção de vestuário, tendo como finalidade a concepção de um projecto de moda que seja precisamente isso - baseado na sinestesia e nas associações de quem o experiencia. Este projecto experimental irá então envolver um pequeno grupo de casos de estudo, todos sinestésicos, que irão realizar determinados testes e experiências com elementos que estimulem a sua sinestesia e originem as respectivas percepções. O projecto de moda será baseado exclusivamente nos dados provenientes dessa experiência.

O recrutamento de sinestésicos dispostos a participar na experiência é então urgente e essencial para o sucesso deste projecto. Sendo que a sinestesia não é uma condição muito conhecida pela sociedade em geral, e que apenas 1 em 23 pessoas é sinestésica, toda a ajuda na divulgação e procura de sinestésicos é importante.




Clica aqui para responder a algumas perguntas que esclarecem se podes ou não ser sinestésico.

Se descobrires que és sinestésico, parabéns! És um dos felizes privilegiados que convive com esta intrigante mistura de sentidos.
Por favor, não hesites em enviar um e-mail para martacruzlemos@gmail.com, a fim da realização de testes mais específicos.




[ E passa a palavra ao máximo de pessoas possível! ]

Sem comentários: