terça-feira, 20 de outubro de 2009

Menina e Moça

O desafio era agora, pura e simplesmente, a concepção de uma saia, em que a única premissa era o material: a ganga. Não tinha de ser funcional nem tão pouco bonita, o grande objectivo era a criatividade.


Depois da pesquisa das mais diversas e variadas saias, e sua posterior “desmontagem”, escolhi as que mais me despertavam interesse. De seguida, o passo era a descoberta de um tema que me guiasse no desenvolvimento da minha própria saia. Meio perdida, nesta altura, fui para um miradouro no Príncipe Real, numa tarde de sol com o caderno e um lápis na mão, e com a facilidade de quem observa a vista que o rodeia, encontrei o meu tema: Lisboa, os miradouros, o castelo, Alfama, o bairrismo e os Santos Populares.
Pegando de imediato na forma almofadada das árvores que parecem brotar do meio das muralhas do Castelo de S. Jorge, assim como nas formas recortadas das grades que rodeiam o miradouro e no amarelo dos prédios baixos que se encaixam pelas ruas paralelas de Lisboa, coloquei tudo isto no balão de uma marcha, suportado interiormente pelas linhas entrecruzadas de um eléctrico.

Meio desajeitada e incerta, como Lisboa o é, “Menina e Moça” passeia-se pelas ruas de Alfama ensombrada por enfeites de St. António.
 

Figurino: Joana Duarte
Modelo: Rita Patinha
Fotografia: Ângela Miguel

Sem comentários: